como ser feliz

Ser feliz é apenas uma decisão sua

O que nos atrapalha é que o ser humano é um ser insatisfeito por natureza. Nunca estamos satisfeitos com o que temos ou somos.

Sempre Queremos Mais
Em Vez De Ser Mais

Ter mais dinheiro, melhor trabalho, uma casa melhor, um carro melhor, um corpo mais bonito. Esse querer causa uma insatisfação pessoal que nos faz sentir como se nunca conseguíssemos alcançar esses desejos. Quando conseguimos alguma coisa que queríamos, encontramos logo uma nova coisa que queremos mais e volta o sentimento de insatisfação porque não temos novamente o que queremos. No exato momento em que começamos a ser gratos pelo que temos e somos e a aceitar melhor o que não temos, passamos a ser muito mais felizes e a estar de bem com a vida.

Então a questão é como adotar este modelo de agradecer?

check

Gratidão

Gratidão CULTIVAR O PODER DA GRATIDÃO Ex: Em vez de ficar pensar que o carro do outro é melhor do que o seu, passe a agradecer o facto de ter um carro e lembre-se que muita gente não tem este conforto.

Em vez de reclamar que a comida estava má, agradeça o facto de ter comida para comer sabendo que muitas crianças no mundo não têm. São raras as pessoas que têm o hábito de agradecer sempre a comida antes de comer. A partir do momento que começamos a agradecer pelas coisas que temos começamos a dar-lhes mais valor em vez de tomá-las como certo. Esta prática de agradecer ajuda a perceber afinal o quanto a sua vida é abençoada por ter muitas coisas que outros não têm oportunidade de ter. Quando me refiro a agradecer, quero dizer, agradecimento interno, sentir-se verdadeiramente grato por tudo, o que tem, o que é, o que consegue atingir no seu dia a dia.

Nas horas de pensamentos consigo mesmo, pois podem vir pensamentos negativos, comece a agradecer, Sou grato por ter uma casa para morar; Sou grato por ter comida para comer; Sou grato pela família que tenho etc…Se acredita em Deus ou qualquer outra força superior, pode fazer esse agradecimento a Deus ou em quem acredita, durante o seu momento de prece todas as noites por exemplo. Eu faço a minha prece e inicio a agradecer por coisas da minha vida. Agradeço porque posso tomar banho com água quente, pela cama que tenho para dormir, a casa onde moro, a comida que como, a família que me ama, os amigos que estão na minha vida. Ultimamente penso bastante sobre gratidão e mais pensamentos de gratidão já me ocorrem durante o dia.

GRATIDÃO EM MAUS MOMENTOS

Agradecer as coisas boas que temos, a casa que acabamos de comprar, o carro novo, esta tarefa é facílima. A vida está boa, estamos bem. Agradecer quando as coisas estão mal, ou uma situação que nos causou dor, é uma tarefa difícil, ter a atitude de gratidão em momentos destes de turbulência na nossa vida faz-nos aumentar o conhecimento do que é viver. Todos nós passamos momentos difíceis. Doença, divórcio, perda de uma pessoa querida ou por ter sido despedido por exemplo. Nestas horas ficamos com raiva ou tristeza. E lá vêm os pensamentos de “Porquê comigo?”, “Porque isto acontece a mim?” São nestes momentos que devemos ver o ponto positivo de cada situação e devemos também ser gratos por existirem. São as coisas difíceis que nos fazem evoluir, aprendemos sempre lições, temos que analisar e perceber quais, em cada situação da nossa vida.

Eu fiquei muitas vezes com raiva, senti dor, senti tristeza, ainda hoje acontece, só que a diferença é que hoje aprendi a lidar melhor com as dificuldades, a perceber qual a lição que tiro para a próxima e a focar-me na solução imediatamente! Agora encaro cada situação como uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento pessoal. E isto torna-me efetivamente mais forte. Reformulei as perguntas que fazia a mim mesma, “O que eu posso fazer para?”… E “Isto aconteceu para mim”, para eu me desenvolver, para eu aprender este processo, este tipo de perguntas centra-me em soluções, não no problema. E sendo assim, hoje sinto-me grata por esses problemas fazerem parte da minha vida. Ao sermos gratos pelas coisas boas que acontecem nas nossas vidas não significa que a vida seja perfeita.

Se a sua vida está repleta de dificuldades, como uma doença, por exemplo, é importante reconhecer que caso tenha alguém para o ajudar a enfrentar esse momento, isso é um motivo para ser grato.

BENEFÍCIOS DA GRATIDÃO

Hoje sabe-se, através de vários estudos, que a gratidão também é altamente benéfica para os relacionamentos e para a saúde e quando direciona o seu foco para a gratidão vai sentir alegria e significado, vai sentir-se preenchido!
Benefícios Psicológicos:
Maior nível de emoções positivas
Mais alerta, vivo e acordado
Mais prazer e alegria
Mais otimismo e felicidade

Seguramente que ao pormos em prática diariamente a gratidão, vamo-nos sentir mais felizes e mais preenchidos. Contudo há mais que precisamos por em prática, que precisamos introduzir ou mudar nas nossas vidas!

Apenas as vou referir porque
todos sabem os seus benefícios, a pergunta é, praticam diariamente?

Eis algumas regras para sermos felizes

01./ Meditação

Mesmo que seja apenas 5 minutos ao dia,
a prática de meditar ajuda a pessoa

A meditação ajuda a entender como a sua mente funciona e evita entrarmos em “piloto automático” e tomarmos decisões que nem sempre são as melhores. Para os iniciantes na prática da meditação, o ideal é escolher um espaço tranquilo e quieto por alguns minutos, preferencialmente no mesmo horário todos os dias. É importante estar atento ao que acontece apenas naquele momento, concentrando-se na respiração. Se um pensamento ocorrer, como “tenho que pagar uma conta” ou “preciso ligar para X”, ou tantos outros que nos podem surgir, procure esvaziar a mente e volte a concentrar-se na respiração. Respire profundo e relaxe.

Felicidade é possível, temos que ter consciência que requer trabalho.

É importante treinar este músculo, o Cérebro!

02./ Alimentação e Hidratação

Nada acontece sem mudarmos a nossa alimentação e a maneira como nos hidratamos diariamente!

A variedade de programas nutricionais e dietas e processos que hoje podemos recorrer são infinitos, o importante é termos consciência que “Somos o que Comemos”. E a evidência mostra-nos cada vez mais qual o caminho a seguir. Retirar o açúcar processado das nossas vidas deve ser um propósito bem firme. As gorduras saturadas, o álcool e refrigerantes. Devemos tentar que os alimentos sejam o mais naturais possíveis desde a compra à sua confeção. Hidratar o nosso corpo é fundamental, dado que a constituição do ser humano é de em média cerca de 60% água, já o cérebro, os músculos e o coração são constituídos por 75% de água. Todos sabemos os benefícios de uma boa hidratação, e acima de tudo como procurar informação, deixo-vos apenas alguns links muito úteis para não haver desculpas! Como preparar as melhores e mais saudáveis refeições para toda a semana em 2horas!

Com a minha querida amiga Cláudia Crespo e o seu maravilhoso serviço – Cozinha integrativa. E como não podia faltar a Nutrição Funcional que recomendo vivamente a Dra. Rosa Pires, que nos ajuda rapidamente a alcançar os nossos objetivos independentemente de ter uma doença base para controlar, ou querer apenas uma vida mais saudável, alinhada com os seus propósitos.

Beba água, crie este hábito diariamente!

03./ Exercício Físico

É indiscutível que a prática de exercício faz bem à saúde, quer psicologicamente quer físicamente.

Não tem que ser alta competição ou levada a extremos, faça o que achar bem para se “Mexer”, a palavra de ordem é MOVA-SE! Com estas variáveis implementadas estão reunidas as condições para sermos mais felizes! Quebre rotinas menos boas que ainda tem e introduza novos hábitos!

​Eu estou aqui para lhe dar força e ajudá-lo(a) a ser verdadeiramente mais feliz!

Todos os dias é possível fazer um pouco mais para sermos mais!

Ser Feliz é Ser

Scroll to Top